Receita Simples de Pudim de Pão

O pudim é uma sobremesa bastante tradicional que continua a fazer parte de muitas mesas de doces em ocasiões especiais. O pudim tradicional era um doce bastante dispendioso devido à enorme quantidade de gemas que eram utilizadas.

Atualmente existem bastantes versões diferentes de pudins, alguns bem simples de fazer outros que dão um pouco mais de trabalho. O pudim continua a ser uma das sobremesas favoritas de muitas pessoas.

O pudim de pão é mais uma versão para quem gosta de experimentar, é bastante saboroso. É a receita perfeita para aproveitar pão duro.

O pudim de pão é uma sobremesa um pouco calórica que deve ser comida com bastante moderação e guardada para ocasiões especiais.

Assista ao video com o passo a passo da receita de pudim de pão.

Receita Simples de Pudim de Pão

Ingredientes:

250g de pão passado com 2 ou 3 dias
750 ml de leite
1 limão
220g de açúcar
50g de manteiga
5 ovos

Modo de preparo:

Coloque o leite a ferver com uma casquinha de limão.

Quando o leite começar a ferver, retire do lume e deite o pão cortado em fatias muito fininhas.

Deixe o pão embeber muito bem o leite, quando tiver húmido envolva bem o pão e junte a manteiga.

Envolva bem.

Adicione os ovos, o açúcar, a raspa e o sumo do limão. Triture tudo muito bem com uma varinha ou numa liquidificadora.

Deite o preparado numa forma de pudim caramelizada e leve ao forno em banho-maria durante cerca 1 hora e meia ou até estar cozido.

Deixe arrefecer, leve ao frio, desenforme depois de frio. Se demorar a sair pode passar a forma por água quente para ajudar.

Dica:. Se sobrar pudim pode congelar sem problemas, se tiver espaço coloque dentro da forma de pudim para manter a forma, ou então, garanta que está bem-acondicionado e não ganha humidade.

Advertisement